quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Johrei Energia Vital do Novo Milênio


Meishu-Sama


1. Definição da Prática de Cura

A palavra Johrei é de origem japonesa, composta por JOH, que significa purificar e REI que significa espírito ou corpo espiritual. Considerado um “sagrado ato de purificação”, o Johrei é difundido pela Igreja Messiânica em todo o mundo, sendo ministrado gratuitamente não só nas sedes dessa Igreja como em centros específicos, chamados de “centros de Johrei”.

O Johrei é realizado por imposição de mão, mas sem contato físico. As sessões duram aproximadamente 15 minutos: primeiro o Johrei é dirigido à parte frontal da pessoa, depois às costas e novamente à frente. Inicia-se e se encerra com uma breve oração silenciosa em que se invoca a Mokiti Okada, o fundador da Igreja Messiânica, que atua como mediador entre Deus e o ministrante do Johrei. Não há nenhuma relação explícita estabelecida por essa Igreja entre os benefícios do Johrei e a fé da cada pessoa. O Johrei pode, inclusive, ser ministrado à distância e sem que o receptor tenha consciência disto.

Para exercer o Johrei, a pessoa precisa ser qualificada para tanto pela Igreja Messiânica, sendo portadora do Ohikari, medalha presa ao pescoço do fiel e que é o “ponto focal da energia espiritual”.

Segundo Mokiti Okada, o Johrei tem objetivos que vão além da cura e da saúde e se relacionam com a promoção da felicidade humana:

Aparentemente a finalidade do Johrei é a cura das doenças. Mas, na verdade, o seu objetivo é muito mais amplo. Em síntese, Johrei é uma maneira de criar felicidade. Em termos simples, o Johrei cura as enfermidades porque dissipa a sua causa, que são as nuvens espirituais. Mas ao purificar o corpo espiritual de suas nuvens, o Johrei elimina, simultaneamente, todos os sofrimentos do ser humano. (...) Este é o princípio da felicidade.


2. História da Prática

O Johrei foi revelado a Mokiti Okada (também conhecido como Meishu-Sama, Senhor da Luz) que fundou a Igreja Messiânica no Japão em 1935. A igreja foi introduzida no Brasil em 1955 e atualmente conta com mais de 3 milhões de seguidores.

Mokiti Okada foi doente de tuberculose e padeceu muito de sua enfermidade com o tratamento a que foi submetido. Segundo seu relato, um dia resolveu mudar radicalmente de vida, abandonou os medicamentos (que julgava ser uma das “toxinas” que ajudava a manter sua enfermidade) e adotou uma dieta vegetariana por vários anos. Ele relata que encontrou em si um imenso potencial de cura na forma de uma “bola de luz” que existia em seu abdome e que o ligava ao Sol, como manifestação de Deus. O Johrei foi colocado por Mokiti Okada como o eixo da religião que fundou.

Mokiti Okada dedicou-se a estudos variados que incluem a medicina, a educação e a economia. Foi um ardoroso defensor da agricultura natural, livre de agrotóxicos, e o desenvolvimento social integrado, com o objetivo de preservar o meio ambiente, promover a saúde dos produtores e dos consumidores, e proporcionar à população alimentos puros e saborosos. Entendia que saúde, beleza, prosperidade e, de um modo geral, felicidade, eram coisas que andavam juntas.

De acordo com esse ideal de beleza como parte do conceito de felicidade, a Igreja Messiânica dedica-se também à promoção de práticas artísticas tradicionais do Japão, entre ela, a arte milenar do Ikebana (arranjos florais).


3. Como Acontece a Cura

O Johrei atua eliminando dois tipos de impureza: as máculas ou nuvens do espírito (que são espécie de condensação ou resquícios dos pecados humanos) e as toxinas do corpo que são resultado de uma alimentação inadequada e dos vários hábitos nocivos de vida. O Johrei é uma força ou luz que queima e purifica. Mokiti Okada entendia que o Johrei manifesta a luz divina (espírito do fogo) que purifica tanto o espírito quanto o corpo, aportando a todos paz, saúde e prosperidade. Dizia que o Johrei provém das manchas solares, sendo o Sol o Corpo Material de Deus.


4. Conceitos de Cura, Saúde e Doença

A cura acontece como uma purificação do espírito que ao mesmo tempo purifica o corpo e restabelece o equilíbrio interno das pessoas.

As enfermidades são resultantes de impurezas e desequilíbrios internos e dão lugar a um processo natural de purificação. Podem ser geradas por máculas no espírito que são condensações de maus pensamentos e dos pecados. As enfermidades podem surgir também devido a comida em excesso e aos medicamentos, e devido aos maus hábitos de vida herdados das gerações passadas.

Entende-se assim que a saúde é tanto um estado de pureza espiritual e corporal como um estado de equilíbrio entre suas partes.
De acordo com a doutrina de Mokiti Okada, tanto a doença quanto os remédios comuns são causas de infelicidade. Por isto, eliminar as doenças com o Johrei implica em criar felicidade. Outras duas causas importantes de infelicidade são a pobreza e os conflitos. Assim como a doença, a pobreza e os conflitos são processos de purificação que envolvem sempre maior ou menor sofrimento.


5. Papel do Curador e do Curando no Processo

O curador atua como um canal da luz divina sobre o qual não tem completo controle: depende de Deus que o emite e de um mediador que é o Mestre da Luz.

É dito que o Johrei não é um benefício restrito aos fiéis da Igreja Messiânica. Tanto é assim que as casas de Johrei existem por todos os lugares e ao ser submetida a essa prática a pessoa não estabelece qualquer tipo de ligação com a Igreja. No entanto, só podem praticá-lo as pessoas autorizadas por esta Igreja.

A fé do curador é requerida para que se abra esse canal: o Johrei inicia-se e termina com uma rápida prece. Mas a fé do curando não é pressuposta, já que as pessoas de qualquer religião (ou mesmo os sem religião) podem dele se beneficiar. Contudo, afirma-se que sem a permissão de Deus o Johrei não pode ser transmitido ou que há pessoas que não conseguem chegar até onde os lugares onde o Johrei é dispensado.

Na concepção divulgada pela Igreja Messiânica, o papel do curando não é passivo e não se limita ao momento de dispensação do Johrei. Na verdade, pressupõe-se que o Johrei seja continuamente reforçado por ações de responsabilidade pessoal: atitudes mais positivas diante da vida, o pensamento elevado em Deus, e a adoção de bons hábitos tais como os de alimentação com base em alimentos naturais, livres de toxinas. O culto ao belo e o aprimoramento dos pendores artísticos de cada um são igualmente vistos como fatores que contribuem para o desenvolvimento da saúde, entendida numa dimensão maior que envolve a felicidade.



6.Dimensão Coletiva da Prática

O Johrei está disponível para todas as pessoas interessadas e não só para os seguidores da Igreja Messiânica. Centros de dispensação do Johrei têm sido criados em muitas cidades do Brasil, e o trabalho é feito gratuitamente para todos que recorrem a esses centros. Este é um aspecto positivo no que se refere ao acesso pela população a essa prática. O aspecto restritivo do acesso decorre do fato de que a dispensação do Johrei está autorizada unicamente aos fiéis da Igreja Messiânica, devidamente preparados e distinguidos pela medalha Ohikari.

O Johrei pode ser usado para uma audiência ampla, como acontece nos cultos da Igreja Messiânica em que o ministro transmite o Johrei a todos os presentes.



7. Dimensão Existencial da Prática

O culto do belo (realizações artísticas como a Ikebana) e o incentivo à agricultura natural (produção e consumo de alimentos saudáveis, isentos de agrotóxicos), promovidos pela Igreja Messiânica, podem ser vistos como elementos integrantes de um estilo existencial e ecológico em que a saúde não se realiza isoladamente numa prática específica, mas se mescla com outras práticas e vivências, que desenvolve os dons artísticos e espirituais de cada pessoa e em respeito a regras de convívio social ecologicamente sustentável.


O Principio do johrei

Sem comentários: