quarta-feira, 25 de maio de 2011

a ansiedade



A ansiedade aflige um sem número de pessoas e de forma moderada ela é até benéfica, visto que trata-se de uma resposta adaptativa do organismo diante de situações  do dia a dia e que nos dá o alerta para que tenhamos que agir. 

No entanto, existe um grau de ansiedade incontrolável e que traz sim, malefícios, sendo seu agravamento levando a distúrbios de ansiedade como ataques de pânicos, estresse agudo ou mesmo o famoso toc (transtorno obsessivo-compulsivo).
 
Daí que temos que em algum momento refletir sobre o estado de ansiedade e perceber que no fundo, ele é um estado que é criado por nós mesmos não adiantando colocar a culpa fora de nós pois é nosso olhar para situações do mundo exterior que produz ansiedade. Não são nossos objetivos que geram ansiedade e sim, nossa exagerada expectativa em relação a eles. 

Não são os outros nos observando ou nos cobrando que nos gera ansiedade e sim, a nossa preocupação excessiva em termos de ser perfeitos e estarmos sempre prontos a atender aos nossos e aos desejos de outros.
 
Não é o corre-corre do dia a dia, o trabalho intenso, os problemas familiares que geram a ansiedade mas sim, a forma como nós lidamos com eles. Pense, não estarás sendo exigente demais com você mesmo? Não estarás buscando atingir metas sem a sábia serenidade do cada degrau de uma vez?
 
Enfim... viver momentos de ansiedade hoje em dia é mais do que normal mas se esta ansiedade começar a ficar exagerada: pare, relaxe, respire, reflita com serenidade sobre a situação, pare uns instantes para se dedicar a esta reflexão e verás que o tal monstro é bem menos terrível que aparenta, basta você aprender a conversar mais com você mesmo sobre sí próprio. 

Só para registro e reflexão. 
Fecha o pano.

E visitem minha página no Somos Todos Um e consultem oráculos gratuitamente, veja meus textos, ouça boa música, e muito mais em http://www.stum.com.br/st12776
Paz e Luz
Fernando Martins

Sem comentários: