segunda-feira, 30 de maio de 2011

5 passos para acabar com a ansiedade



1 ---> Acabe com o "E se..."
A ansiedade sempre aparece quando antecipamos tragicamente uma situação. Como se uma voz interna criasse, incessantemente, versões cada vez mais complicadas da realidade. Num momento de crise de ansiedade começamos a pensar coisas do tipo:

"E se eu perder o meu emprego?
E se eu não conseguir pagar o aluguel?
E se eu for despejada?"

Perceba.... sempre que há um pensamento ansioso, capaz de alimentar sua mente com possibilidades assustadoras porém pouco prováveis de acontecer.

A frase começa com "e se..."

Durante essa conversa interna, você superestima as consequências de um problema ao mesmo tempo em que subestima a sua capacidade de lidar com ele. É preciso reconhecer o perigo do discurso "e se" para reassumir o controle da situação. Esse seria o primeiro passo.

A etapa seguinte é desmontar racionalmente, frase por frase, todos os argumentos que estimulavam a sua inquietação.

Identifique os pensamentos distorcidos escrevendo em um papel tudo o que você fica se dizendo que começa com "e se...".

Depois avalie probabilidades sendo sincero consigo mesmo vendo qual é a probabilidade real do seu pensamento ser coerente com a realidade. Se você pensa, por exemplo, que pode perder o emprego por causa da crise econômica mundial, avalie qual é o risco disso realmente acontecer. Uma vez que ocorra, imagine qual é a possibilidade de você ficar sem teto do dia para noite. Faça esse questionamento com qualquer pensamento negativo que aparecer.

Se mantenha focado na sua capacidade. Se o pior acontecer, quem disse que não haveria chances de se reerguer? Se muita gente passa por isso, por que você seria a única a não reagir? Ao fazer esse exercício, consegue olhar com mais clareza para o presente e ter uma previsão menos ameaçadora do futuro mais próximo. Com isso, o nível de ansiedade diminui.

2 ---> Respire certo
Preste atenção na sua respiração agora. Quando estamos ansiosas(o), respiramos mais rapidamente, com a parte de cima dos pulmões, de modo curto. Isso não acontece só durante uma crise de ansiedade, mas quando você anda preocupada demais. O problema é que, respirando assim, dificilmente conseguimos relaxar.

Exercícios de respiração são importantes porque é impossível acalmar os pensamentos com a respiração descontrolada.

Três minutos por dia de respiração certa trazem um efeito calmante que interfere no seu dia inteiro.

Pode ser até menos... quando estiver nervoso(a), pare e respire profundamente. Reserve um tempinho para prestar atenção na respiração, no movimento do tórax, além de tirar o foco dos pensamentos, você estará se conectando também com o seu corpo. Isso, por si só, nos aproxima da realidade e tem um efeito muito relaxante.

- Sente-se em um local confortável.
- Coloque a mão sobre o abdômen.
- Inspire bem lentamente, tentando levar o ar para a parte de baixo dos pulmões – até sentir a mão apoiada no abdômen subir.
- Perceba que, ao inspirar, o abdômen se expande e o seu peito quase não se move.
- Expire – pelo nariz ou pela boca.
- Repita 10 vezes. Para manter um ritmo lento e constante, conte até quatro para inspirar e também para expirar.

3 ---> Seja flexível
Resiliência é uma palavra que está na moda, mas que nem todo mundo sabe o que quer dizer. É um misto de resistência e flexibilidade.

Pense em um bambu no vendaval. Ele quase encosta no chão (flexibilidade), mas não quebra (resistência). E depois que o vento passa, volta para o lugar.
Ser resiliente é lidar bem com as adversidades do dia-a-dia.

Você consegue fazer isso olhando para o fato em si, sem se ater ou se deixar levar pela emoção que ele causa.

Esse não é um passo fácil de ser dado nem é de execução imediata. Envolve uma mudança importante no modo como você aceita e reage a uma situação frustrante. Mas, uma vez que consegue ser mais flexível com a realidade, que nem sempre é como deseja, menor é o risco de viver ansiosa.

4 ---> Foque sua atenção na situação
Fazer de conta que uma situação desagradável não existe, só afasta mais você da realidade e também rouba tempo para resolver a questão da melhor maneira.

Ao ter um problema, olhe para ele,

Independentemente da emoção que determinado contratempo traz a você, concentre seus esforços em buscar uma solução, em vez de se perder em devaneios, questionando o seu valor só porque tem uma adversidade. Acredite que você está mais forte.

Guarde cada problema resolvido como repertório para sua vida.

Ninguém gosta de ter problemas, mas, se você passa por eles, sai mais forte e melhor preparada para os próximos que sempre virão!

5 ---> Controle suas expectativas
Diminua a expectativa que você mesma coloca sobre os seus ombros de ser sempre mais e melhor.

A necessidade de ser perfeito em tudo gera muita ansiedade, isso tem a ver com as expectativas da sociedade em que vivemos, mas também com o discurso interno de cada um.

Quando se sentir perdido pra sair dessa armadilha, escolha em que área você quer se dedicar mais agora – o que não significa que não pode mudar de ideia depois. E quando aceitamos que não podemos ser os bons em tudo o tempo todo, esperamos menos de nós mesmos e a auto cobrança diminui.

Namastê Shalom
Célia Regina
Terapeuta

Sem comentários: